Apesar da alta das vendas de shoppings centers de 6% no período de Natal deste ano, o brasileiro gastou menos em cada presente adquirido.
O tíquete médio do presente de Natal em 2012 caiu 20%, segundo dados divulgados na manhã desta quarta-feira (26) em São Paulo pela Alshop (entidade dos lojistas de shoppings).
Saldão de Natal virtual promete descontos de até 70% a partir de hoje
Procon alerta para 'armadilhas' em descontos pós-Natal
O valor gasto por item foi de, em média, R$ 65, segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.
Em shoppings populares, o valor gasto em cada presente variou entre R$ 35 e R$ 50, e em shoppings mais sofisticados, os preços ficaram entre R$ 80 e R$ 120, diz a associação.
Os setores que apresentaram maior expansão neste Natal foram os de perfumaria e cosméticos (14%) e óculos, bijuterias e acessórios (14%), cujos itens têm tíquete médio menor, em geral, segundo a entidade.
No total, as vendas de fim de ano cresceram 6% em relação ao mesmo período de 2011.
Houve uma leve queda em relação ao resultado do ano passado, quando o faturamento cresceu 7% ante 2010.
PREVISÃO
Em 2012, a Alshop prevê crescimento de 10% das vendas, que deve chegar a R$ 123,1 bilhões.
O faturamento inclui as vendas ocorridas em novos shoppings: foram 33 abertos este ano, num total de 6.200 lojas inauguradas.
Considerando apenas as mesmas lojas, o crescimento do varejo de shopping no Natal foi de 2,5% a 3%, estima Sahyoun, da Alshop.
No varejo eletrônico, as vendas entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro deste ano devem chegar a R$ 2,6 bilhões. O valor é 18% superior ao resultado do mesmo período de 2011. |